terça-feira, 8 de janeiro de 2008
" REVIVAL CREEDENCE COVER "
REGIÃO: CAMPINAS SP
ESTILO: COVER
CONTATO: (19) 9103-8672
contato@creedencecover.com
::FORMAÇÃO::
Thiago – Vocal e Guitarra
Simon – Guitarra e Backing vocals
Lê – Baixo
Juliano – Bateria
::RELEASE::
A realidade está aí, botando a língua na nossa cara, e não adianta querer negá-la: as bandas covers de rock se tornaram uma verdadeira febre aqui no Brasil. E, com elas, veio um verdadeiro patrulhamento ideológico querendo negá-las enquanto forma de arte e pregando que só os grupos que fazem material próprio é que prestam.
Desculpem os puristas partidários dessa tese, mas isso é uma imensa bobagem. O que vale numa banda de rock, seja ela de covers ou de material próprio, é se ela é boa ou não. E, nesse aspecto, poucas ganham do Creedence Cover. O quarteto foi formado em Campinas, em 1999, e, após uma troca de nome (começou se chamando Revival e adotou o Creedence Cover no nome em 2001, após se tornar uma banda de cover específico) e as inevitáveis mudanças de formação, o quarteto se estabilizou com a formação atual, tornando-se uma autêntica referência quando o assunto é fazerem renascer as músicas consagradas por John Fogerty, Tom Fogerty, Stu Cook e Doug Clifford – o Creedence Clearwater Revival.
Juliano e Lê fazem uma cozinha cirúrgica de tão precisa, igualzinha à original; Simon consegue recriar todos aqueles timbres e nuanças que te remetem de imediato aos anos 60 e 70; e Thiago, quando canta, é uma verdadeira reencarnação de John Fogerty (tudo bem o cantor original está vivo, mas não dá pra perder a metáfora, não é mesmo?).
Ouvir o Creedence Cover é relembrar alguns dos pontos altos da história da música: “I Heard It To The Greapvine”, “Molina”, Have You Ever Seen The Rain”, “Who’ll Stop The Rain”, “Born On The Bayou”, “Cotton Fields”, Proud Mary”, “Susie Q”... – a lista não tem fim! Mas nada de saudosismo.
Os caras têm talento suficiente pra fazer essas músicas eternas soarem mais modernas do que nunca – e sem mudar uma nota nos arranjos originais. Coisa de quem é do ramo e sabe o que está fazendo.
Um dos pontos altos veio quando o Creedence Cover se apresentou, em maio último, no programa “Boa Noite Brasil”, transmitido em horário nobre pela TV Bandeirantes para todo o Brasil. A performance empolgante contagiou até o apresentador Gilberto Barros, o Leão, que nomeou a banda, ali, no ar e ao vivo, como o “Creedence Cover oficial do Programa do Leão.”
Mas não é pra menos. O Creedence Cover consegue fazer um daqueles shows que mesmo quem está na estrada há décadas, como este escriba, fique querendo mais. Podem ter certeza, a esta altura do campeonato, não é pouca coisa...
Antonio Carlos Monteiro
* Revista Rock Brigade
* Também conhecido como Tony Rock, Antônio Carlos Monteiro é Jornalista Responsável e Coordenador de Redação da maior publicação mensal sobre Rock do Brasl, a Revista Rock Brigade.